Boca da Onça Ecotur: trilhas, cachoeiras, rapel e muita diversão!

domingo, janeiro 25, 2015 Aguas de Bonito 0 Comments


A Cachoeira do Boca da Onça é a mais alta do estado do MS e uma das mais espetaculares do Brasil. Foto: Beth Bayma
 
Muitas atividades podem ser feitas no Boca da Onça Ecotur. Aqui os visitantes estão convidados a entrar em trilhas com passeios inesquecíveis e banhar-se em águas transparentes. Tudo isto feito em um trajeto fascinante!

Receptivo
Chegando ao belo receptivo da fazenda, o turista deve dirigir-se para a recepção para receber informações sobre o local e assinar a ficha de seguro. Em seguida, todos estão convidados a tomar um café da boas vindas e logo seguir o guia de turismo ou monitor para receber as primeiras informações sobre a atividade.  Existem duas opções de trajeto: a Trilha Ecológica da Boca da Onça e a Trilha Ecológica do Rio Salobra.

Trilha Ecológica do Boca da Onça
Quatro quilômetros de caminhada por mata preservada levam o visitante até dez cachoeiras, dentre elas a deslumbrante Cachoeira Boca da Onça com 156 metros de queda livre – a mais alta do estado do Mato Grosso do Sul.


A cachoeira Boca da Onça e o Buraco do Macaco são excelentes pontos de banho. Foto: Reprodução.

Neste trajeto, você  poderá nadar e piscinas translúcidas e no Rio Salobra. No meio do trajeto, existe uma pausa para relaxar no ponto de apoio, que dispõe de bar, banheiros e enfermaria. É um momento agradável para repor as energias.

Você verá as formações calcárias – as tufas – mais perfeitas da Serra da Bodoquena, poderá nadar no misterioso Buraco do Macaco e na ampla piscina natural da cachoeira mais alta do estado ou, se preferir, apenas relaxar no deque de observação da Cachoeira Boca da Onça, vendo a água cair no vazio dos 156 metros de queda livre.

Trilha Ecológica do Rio Salobra
A caminhada de três quilômetros é feita pela mata ciliar do Rio Salobra. Você vai percorrer um cânion que foi esculpido durante milhões de anos pela força da água, ver imensos paredões de calcário e relaxar em refrescantes quedas d’água. Nadar nesse rio translúcido e observar os cardumes de peixes são experiências inesquecíveis.


O Boca da onça destaca-se por pontos de banhos com águas extremamente cristalinas. Foto: Reprodução

O passeio começa com você descendo o cânion em uma charmosa “oncinha” (Toyota adaptada), num percurso de tirar o fôlego de tanta emoção. Na base do cânion a caminhada pelas margens do rio tem seu início. Você vai nadar em cinco lindas quedas d’água do Rio Salobra e finalizar a atividade na Cachoeira Boca da Onça.

O Rapel
O rapel da Boca da Onça é o maior rapel de plataforma do Brasil, uma descida de 90 metros de altura - em negativo - que proporciona um visual fantástico do Cânion do Rio Salobra.

A sua atividade tem início com um treinamento prévio realizado no receptivo da Boca da Onça Ecotour, numa torre de 7 metros de altura. Este tem a finalidade de familiarizar você com os procedimentos básicos de técnicas verticais e com o uso dos equipamentos. Chegando à plataforma de rapel, você será devidamente equipado e aí começa a sua verdadeira aventura.


Com 90 metros de altura, o Boca da Onça é o maior rapel de plataforma do Brasil. Foto: Mauricio Oliveira

O ponto de partida é uma incrível estrutura metálica de 34 metros de comprimento que avança 15 metros além do paredão do cânion do Rio Salobra. Durante a descida você irá experimentar a sensação de liberdade e terá a sua volta um visual fantástico: o rio Salobra a seus pés e os paredões de calcário revelando grutas e locais inexplorados a cada metro do percurso. Após a descida e uma breve caminhada, banhos relaxantes na cachoeira Boca da Onça e no Rio Salobra estarão aguardando você.

Essa incrível aventura é feita com total segurança, pois a Boca da Onça dispõe de centros de treinamento prático tanto na fazenda Boca da Onça como também na cidade de Bonito. 

-----------

Inesquecível! Assim pode ser descrita a experiência de caminhar e banhar-se em meio a muitas cachoeiras e ver paisagens magníficas na Serra da Bodoquena – um dos lugares mais espetaculares do Brasil!

0 comentários:

Ceita Corê: descanso em uma dos melhores passeios de cachoeiras da região

domingo, janeiro 11, 2015 Aguas de Bonito 0 Comments

Por Joeci Oliveira


Trilhas com cachoeiras, piscinas naturais e passeios em uma dos melhores passeios de cachoeiras da região. Foto: Reprodução.
 
A Ceita Corê (que em Tupi Guarani significa “Terra de Meus Filhos”) é uma das mais charmosas e e receptivas fazendas da região. Nada melhor do que passar um dia inteiro em um cenário exuberante onde o turista tem a oportunidade de caminhas em meio à floresta com árvores centenárias e animais silvestres e refrescar-se em piscinas formadas por cachoeiras de águas cristalinas.

Uma bela recepção
O passeio começa um um delicioso café da manhã servido na sede do passeio e em seguida o turista preenche o seguro. Em seguida o turista percorre uma trilha de 4.000 metros (de carro) até o início da trilha interpretativa, esta com 1.800 metros, na mata ciliar do Rio Chapeninha. No belo percurso podem ser observadas inúmeras espécies da fauna regional.

Banho em águas cristalinas
Ao todo são 06 locais de banho nas cachoeiras do Vale do Rio Chapeninha e, em uma das piscinas naturais pode-se desfrutar de uma carretilha para pular no rio! A caminhada dura em média 03 horas


Poções d’água de vários tamanhos e mergulhos em piscinas, mirantes. Foto: Reprodução 

Almoço Regional
Após a trilha e retornar na sede é servido um delicioso almoço típico da região – mistura de várias contribuições das muitas migrações ocorridas dentro do território do antigo MT. Uma forte influencia das culinárias paraguaias e mineiras.

Descanso na Fazenda
Para quem gosta de relaxar, a fazenda possui um agradável redário para dar uma “cestiada”, piscina, quadra de vôlei de areia, e mesas de jogos (damas, xadrez e baralho).


A Ceita Corê possui uma das mais charmosas sedes da região. Foto: Reprodução 

Ainda não acabou…
No período da tarde, o turista tem a opção de conhecer a nascente de águas cristalinas do Rio Chapena, onde existe uma caverna alagada de 158 metros de profundidade que abastece o lago em frente à sede. O percurso até o local da nascente pode ser feito em barco à remo, carro ou a pé. Após a visita à nascente é realizado um passeio á cavalo pelo entorno da sede. Ao término das atividades é servido um lanche da tarde. A duração de todo o passeio é em torno de 8 horas.

Beleza e cor;
Trilhas e grutas;
Um dia inesquecível.

0 comentários: